Erros e rejeições mais comuns das notas fiscais eletrônicas

NF-e, NFC-e os erros mais comuns

 

O Sefaz, ao identificar erros na emissão de notas fiscais eletrônicas, retorna uma numeração correspondente à rejeição. Aqui, mapeamos a maioria das rejeições retornadas pela Receita Federal na emissão de notas fiscais.

 

Com a numeração fica mais fácil identificar o erro correspondente:

 

 

Rejeição Erro Solução
201 Rejeição: O número máximo de numeração de NF-e a inutilizar ultrapassou o limite. Não inutilizar quantidades acima de 1.000. Solicite a inutilização de 100 em 1.000 números, por exemplo.
202 Falha no reconhecimento da autoria ou integridade do arquivo digital. Verificar se há um segundo namespace no XML de cancelamento. Se houver, apague-o. Remover também formatação (identação).
203 Rejeição: Emissor não habilitado para emissão de NF-e. Verifique se o contribuinte está credenciado no ambiente ao qual está tentando enviar a NF-e. Verifique se o CNPJ e a IE do emitente estão corretos. A IE deve estar no formato novo (reduzido de 09 dígitos).
204 Rejeição: Duplicidade de NF-e. Se as chaves do emissor e da SEFAZ forem diferentes, verificar o erro 216. Se as chaves do emissor e da SEFAZ forem iguais, basta clicar no botão fechar e depois no botão “XML Consulta” da tela de gerenciar notas e a nota deve ir para a situação autorizada.
205 Rejeição: NF-e está denegada na base de dados da SEFAZ. Destinatário da nota encontra-se inapto, devido alguma irregularidade cadastral perante a receita. Cancelar nota apenas no sistema e prosseguir com a numeração seguinte da NF-e.
206 Rejeição: NF-e já está inutilizada na base de dados da SEFAZ. Consultar chave da nota no portal da receita para confirmar o número inutilizado e utilizar outro número para emitir a NF-e.
207 Rejeição: CNPJ do emitente inválido. Verifique se o CNPJ está informado corretamente. Consulte na Receita Federal.
208 Rejeição: CNPJ do destinatário inválido. Verifique se o CNPJ está informado corretamente. Consulte na Receita Federal.
209 Rejeição: IE do emitente inválida. Verifique se a IE está informada corretamente em seu respectivo campo.
210 Rejeição: IE do destinatário inválida. Insira a inscrição estadual do cliente corretamente em seu respectivo campo.
211 Rejeição: IE do substituto inválida. IE do substituto só deve ser preenchido quando o contribuinte possuir IE do Estado destinatário como contribuinte substituto. Caso contrário, esse campo não deve ser preenchido.
212 Rejeição: Data de emissão NF-e posterior à data de recebimento. Verificar a data do arquivo XML, pois se ela for maior que a data atual, causará este erro. Corrigir a data e hora do servidor.
213 Rejeição: CNPJ base do Emitente difere do CNPJ base do Certificado Digital. Verificar se o CNPJ cadastrado no sistema é igual ao do certificado.
214 Tamanho da mensagem excedeu o limite estabelecido. Descrição do item muito grande, número de quantidades de itens muito grande.
215 Rejeição: Falha no schema XML. Verificar o layout e as informações do arquivo XML, bem como a rotina que gera a assinatura digital da NF-e.
216 Chave de acesso difere da cadastrada. Assine a nota novamente e envie, caso ocorra o erro novamente, faça outra NF-e.
217 Rejeição: NF-e não consta na base de dados da SEFAZ. NF-e ainda não emitida, ao invés de buscar ou consultar nota, a emita.
234 Rejeição: IE do destinatário não vinculada ao CNPJ. Inscrição Estadual do cliente cadastrada no sistema incorreta ou não corresponde com a do respectivo cliente.
235 Rejeição: Inscrição SUFRAMA inválida. Código SUFRAMA do cliente incorreto, verificar no cadastro do cliente.
236 Rejeição: Chave de acesso com dígito verificador inválido. Verificar código de controle.
237 Rejeição: CPF do destinatário inválido. Verificar e corrigir CPF e dígitos de controle do destinatário.
238 Rejeição: Cabeçalho – Versão do arquivo XML superior a versão vigente. Verificar se a versão no arquivo XML está acima da versão do sistema.
239 Rejeição: Cabeçalho – Versão do arquivo XML não suportada. Verificar se a versão do arquivo XML é suportada pelo sistema.
240 Rejeição: Cancelamento/Inutilização – Irregularidade fiscal do emitente.  
241 Rejeição: Um número da faixa já foi utilizado.  
242 Rejeição: Cabeçalho – Falha no schema XML.  
243 Rejeição: XML mal formado. Utilize o programa stylus Studio para verificar onde na digitação do XML houve erro.
244 Rejeição: CNPJ do certificado digital difere do CNPJ da matriz e do CNPJ do emitente. Certificado digital escolhido com CNPJ diferente da empresa emitente, verificar se o certificado pertence a empresa ou se foi alterado o CNPJ da mesma.
245 Rejeição: CNPJ emitente não cadastrado. Cadastrar CNPJ na SEFAZ.
246 Rejeição: CNPJ destinatário não cadastrado. Cadastrar CNPJ na SEFAZ.
247 Rejeição: Sigla da UF do emitente diverge da UF autorizada. Verificar se as siglas da UF de ambos são as mesmas.
248 Rejeição: UF do recibo diverge da UF autorizada. Verificar se as siglas da UF de ambos são as mesmas.
249 Rejeição: UF da Chave de Acesso diverge da UF autorizada. Verificar se as siglas da UF de ambos são as mesmas.
250 Rejeição: UF diverge da UF autorizada. Verificar se as siglas da UF de ambos são as mesmas.
251 Rejeição: UF/Município destinatário não pertence a SUFRAMA. Informado código SUFRAMA no cadastro do cliente para estado que não pertence à Zona Franca.
252 Rejeição: Ambiente informado diverge do Ambiente de recebimento. Verificar se o ambiente informado está correto, ele deve ser igual ao ambiente de recebimento.
253 Rejeição: Dígito verificador da chave de acesso composta inválida. Verificar se a chave de acesso composta está correta.
254 Rejeição: NF-e referenciada não informada para NF-e complementar. Informando a NF-e referenciada para a NF-e complementar.
255 Rejeição: Informada mais de uma NF-e referenciada para NF-e complementar. Emitir nota complementar.
256 Rejeição: Uma NF-e da faixa já está inutilizada na base de dados da SEFAZ. Utilizar outra série e número para a NF-e.
257 Rejeição: Solicitante não habilitado para emissão da NF-e. Usuário não autorizado para emitir NF-e, emita com outro usuário.
258 Rejeição: CNPJ da consulta inválido. Verificar se o CNPJ está correto.
259 Rejeição: CNPJ da consulta não cadastrado como contribuinte na UF. Cadastrar CNPJ como contribuinte.
260 Rejeição: IE da consulta inválida. Verificar se a IE está correta.
261 Rejeição: IE da consulta não cadastrado como contribuinte na UF. Cadastrar IE como contribuinte.
262 Rejeição: UF não fornece consulta por CPF.  
263 Rejeição: CPF da consulta inválido. Verificar se o CPF está correto.
264 Rejeição: CPF da consulta não cadastrado como contribuinte na UF. Cadastrar CPF como contribuinte.
265 Rejeição: Sigla da UF da consulta difere da UF do Web Service. Verificar se a UF da consulta é a mesma do Web Service.
266 Rejeição: Série utilizada não permitida no Web Service.  
267 Rejeição: NF complementar referencia outra NF-e inexistente. Verificar se está referenciando a NF-e correta.
268 Rejeição: NF complementar referencia outra NF-e complementar. Uma NF complementar não pode referenciar outra NF complementar, mudar a referência para uma NF não complementar.
269 Rejeição: CNPJ emitente da NF complementar difere do CNPJ da NF referenciada. O CNPJ da NF referenciada deve ser igual na NF complementar.
270 Rejeição: Código município do fato gerador: dígito inválido. Verificar se o código do município do gerador está correto.
271 Rejeição: Código município do fato gerador: difere da UF do emitente. Verificar se o código do município do gerador pertence à UF do gerador.
272 Rejeição: Código município do emitente: dígito inválido. Verificar se o código do município do emitente está correto.
273 Rejeição: Código município do emitente: difere da UF do emitente. Verificar se o código do município do emitente pertence à UF do emitente.
274 Rejeição: Código município do destinatário: dígito inválido. Verificar se o código do município pertence à UF do emitente.
275 Rejeição: Código município do destinatário: difere da UF do destinatário. Verificar se o código do município do destinatário pertence à UF do destinatário.
276 Rejeição: Código município do local de retirada: dígito inválido. Verificar se o código do município do local de retirada está correto.
277 Rejeição: Código município do local de retirada: difere da UF do local de retirada. Verificar se o código do município do local de retirada pertence à UF do local de retirada.
278 Rejeição: Código município do local de entrega: dígito inválido. Verificar se o código do município do local de entrega está correto.
279 Rejeição: Código município do local de entrega: difere da UF do local de entrega. Verificar se o código do município do local de entrega pertence à UF do local de entrega.
280 Rejeição: Certificado transmissor inválido.  
281 Rejeição: Certificado transmissor data validade. Verificar data de validade do certificado. Se vencido, renová-lo.
282 Rejeição: Certificado transmissor sem CNPJ. Verificar CNPJ do certificado. Se não possuir, inserir.
283 Rejeição: Certificado Transmissor – erro cadeia de certificação. Se o certificado digital utilizado pelo transmissor for um certificado digital ICO-BR válido, contatar a SEFAZ para reportar o problema e solicitar que a mesma atualize o repositório de AC emissoras confiável do WS.
293 Rejeição: Certificado Assinatura – erro cadeia de certificação. Este erro pode ocorrer sempre que a entidade certificadora estiver fora do ar.
294 Rejeição: Certificado Assinatura revogado. O certificado digital utilizado para transmitir a NF-e foi cancelado por algum motivo junto a Autoridade de Registro (AR) desse certificado.
295 Rejeição: Certificado Assinatura difere ICP Brasil. Verificar versão da NF-e a ser emitida e emiti-la na versão correspondente ao destinatário (V1 ou V2).
296 Rejeição: Certificado Assinatura erro no acesso a LCR. O sistema da SEFAZ não conseguiu verificar a LCR. Tentar novamente em alguns instantes. Se o problema persistir, contatar a Autoridade Certificadora.
297 Rejeição: Assinatura difere do calculado. Remover qualquer espaço entre as tags do XML.
298 Rejeição: Assinatura difere do padrão do projeto.  
299 Rejeição: XML da área de cabeçalho com codificação diferente de UTF-8. Verificar a codificação do cabeçalho do arquivo XML.
401 Rejeição: CPF do remetente inválido. Verificar CPF do remetente.
402 Rejeição: XML da área de dados com codificação diferente de UTF-8. Verificar a codificação da área de dados do arquivo XML.
403 Rejeição: O grupo de informações da NF-e avulsa é de uso exclusivo do Fisco. Não modificar os dados do grupo de informações da NF-e avulsa.
404 Rejeição: Uso de prefixo de namespace não permitido. Configure o software para não gerar prefixo de namespace.
405 Rejeição: Código do país do emitente: dígito inválido. Verificar o código do país do emitente.
406 Rejeição: Código do país do destinatário: dígito inválido. Verificar o código do país do destinatário.
407 Rejeição: O CFP só pode ser informado no campo emitente para a NF-e avulsa. Se não for NF-e avulsa, não inserir CPF no campo emitente.
531 Rejeição: Total da BC ICMS difere do somatória dos itens. Cálculo de imposto com divergência, conferir o IPI ICMS.
539 Rejeição: Duplicidade de NF-e, com diferença na Chave de Acesso. Número da nota já foi usado em outra sequência de faturamento, conferir chave do XML no site da Fazenda, caso já exista, usar o próximo número.
610 Ocorrência de valor dos produtos diferente do valor total da nota. Verificar nos itens do pedido se há algum valor alterado; normalizar estes valores e reenviar nota.
999 Intraável. Servidor do Ministério da Fazenda sem serviço ou em manutenção; aguardar retorno do serviço.
5002 Rejeição: Erro na Chave de Acesso – campo ID não corresponde à concatenação dos campos correspondentes. Certificado expirado ou desatualizado, atualizar, no caso de certificado expirado, renovar.
5505 Erro: XML não atende a especificação do Schema XML. Cadastro inválido. Verifique se todos os campos do faturamento estão corretamente preenchidos e se dados do cliente e produtos estão corretos e dentro dos padrões.
5506 Erro: A validação da NF-e sem assinatura causa um erro de falta de assinatura que pode ser desprezado [{0:0}]. Certificado digital não realizou a assinatura do XML, clicar em “certificado digital”, após em “cancelar”, reabrir a nota e reemiti-la com o mesmo número de documento.

Edson Souza

Escrito por:

Edson Souza

Sou um apaixonado programador PHP, especializado em desenvolvimento web, com expertise em análise de suporte técnico e implantação de soluções robustas.


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